segunda-feira, 30 de abril de 2012

Equipamentos Fotográficos é hoje!


Li essa semana um post no blog de Fotovidade super interessante falando sobre Equipamentos e acessórios fotográficos. O interessante é o efeito causado por esses acessórios, e como eles são importantes para uma boa fotografia. Quero focar nos acessórios já que aqui no Len5 já falamos sobre as câmeras em si. 

Muitas vezes nos deparamos com fotos incríveis, tonalidades que dificilmente vemos por aí, e a primeira pergunta que nos vem a cabeça é: é montagem? Photoshop? E os efeitos a moda antiga que no final das contas nunca saíram de moda, são os acessórios que usamos nas nossas objetivas. Vejamos:


Filtros U.V - ele tem como objetivo proteger sua objetiva e também diminui os raios ultra-violetas. 








Polarizador - Esse filtro é extremamente importante, ele é capaz de eliminar reflexos em vidro, laminas d'água, imagens refletidas. Por exemplo: fotografar fundo de um rio raso, esse filtro elimina possíveis reflexos vindos do céu e possibilita enxergar seu fundo. Ele tem a função de aumentar o contraste das cores deixando o azul do céu ainda mais azul, o gramado verde ainda mais verde. A lente desse filtro é mais escura, como se fosse óculos escuros, possibilitando tirar fotos com velocidades menores, por isso não são indicados para fotos a noite, pois o risco de sairem tremidas é grande.


Closep-up - é uma alternativa muito mais barata para quem gosta de macrofotografia e não pode comprar lentes próprias para isso, devido aos seus preços exorbitantes. Esse filtro proporciona imagens mais perto pegando mais detalhes e nitidez, ele vem com um numero, quanto maior o numero, mais perto ele possibilita chegar.



Filtro de Densidade Neutra - Diminui a luz na fotografia. também permite aumentar o tempo de exposição associado a uma cena. Seu aspecto é semelhante a um vidro cinzento, e são chamados de neutro por que ele não altera as tonalidades do cenário a fotografar. Eles são bastante usados pra fotografar cascatas em plena luz do dia.


E só pra finalizar, vou acrescentar mais um filtro super interessante.


Filtro Estrela - Como o proprio nome já diz esse filtro produz estrelas atraves dos pontos de luz que existem na cena. Algumas cameras já vem com esse efeito, mas com o filtro fica ainda mais "original". 

Depois de se familiarizar com esses acessórios que podem nos ajudar e muito a conseguir fotografias sem tanto tratamento, vamos treinar?



Fonte: Fotovidade - aos olhares de Goretti Maria Nolli.



sábado, 28 de abril de 2012

Estudar fotografia?

Que faculdade fazer para se tornar fotógrafo?


Olá! Tudo bem?
Algumas pessoas que amam a fotografia e querem tornar isso uma profissão, sempre se fazem essa pergunta, seja iniciante ou um decano. Dias atrás eu estava conversando com algumas pessoas e também ficou o assunto no ar:
"Preciso estudar qual faculdade pra ser um fotógrafo?"
Ou ainda:
"Essa faculdade é reconhecida? Vou entrar fácil no ramo se fizer essa, ou aquela faculdade ou curso técnico?"
Várias são as áreas em faculdades e que abrangem o estudo e que "ensinam" a técnica da fotografia. E em quatro anos (e as vezes até menos), você sai com um diploma, e com o domínio (ou não) da técnica. Mas e a arte? E o olhar?
Pra começo de conversa, o que vejo e ouço em todo lugar, e que todos os fotógrafos de carreira dizem, é:
"Estudar e praticar! SEMPRE!"
É essa filosofia que eu adotei pra mim. Acho que todo o estudo é válido. Basta uma certa hora agir, e colocar em prática tudo o que se aprende e colocar a sua identidade, o seu olhar.
Pesquisando mais sobre o assunto, achei algumas coisas que podem ajudar:
- Publicidade e Propaganda / Marketing: ideal para quem quer fotografar moda (ensaios de revista, por exemplo), produtos, editoriais…
- Jornalismo: ideal para quem quer ir para o lado do fotojornalismo (fotografia informativa, jornais, esportes)
- Psicologia / Sociais: para quem quer atuar numa área de fotografia de pessoas “normais” (não modelos profissionais) – eventos, casamentos, books, etc.
- Design: uma faculdade de design também é interessante para qualquer área, pois trabalha bastante com estética/forma e função (as mesmas bases da fotografia.)
- Administração / Relacionadas ao Marketing: não sei se é o caso de fazer uma faculdade inteira (4 anos não é pouco tempo) – mas todo fotógrafo que quer sucesso no mercado precisa ter noção de Marketing e Administração.
- Fotografia: sei que existem lugares que oferecem curso superior em fotografia… sinceramente acho que isso não é necessário. Primeiro porque não é preciso diploma para exercer essa profissão. Segundo que com um pouco de dedicação você aprende tudo que é ensinado em uma faculdade tão específica. Na minha humilde opnião fazer cursos curtos de fotografia ou até mesmo de história da arte é muito mais produtivo.
Alguns fotógrafos profissionais vão dizer: "Fazer uma faculdade para ser fotógrafo é bem dispensável. É bom lembrar que cursos e workshops são bem mais legais". 
Eu sou uma pessoa que gosta muito de estudar. Mas estudar mesmo. Enfiar a cara nos livros nem tanto, mas escutar alguém que entende do assunto de meu interesse e depois da teoria ir direto para a prática, pra mim, não importa o tempo que leve, importa é que eu aprenda o "porquê" daquilo. Gosto muito das coisas práticas também, e em cursos rápidos e workshops é ensinada a prática daquilo que você quer, sem enrolaçõesprovas, “presença” e outras “bobagens” de faculdade. Você está pagando por algo que quer mesmo aprender, com o “professor” que te interessa, e assim é muito mais fácil adquirir conhecimento.
Outra opção prática para quem quer aprender a fotografar sem precisar de faculdade é escolher sua área e ir trabalhar nela! Encontre um fotógrafo para ajudar, segurar luz, dar assistência e assim você vai aprender e crescer.
Pense onde você quer chegar, focalize, fotometre, saiba porque você fez aquilo e um ótimo clique!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Pets pelas lentes de Johnny Duarte

   Se tratando de Johnny Duarte, o bicho pega. Experto em capturar a beleza e espontaneidade dos animais.

    Seu interesse por fotografia surgiu quando era pequeno, ao acompanhar seu pai que é fotografo e especialista em eqüinos. Surgiu então à vontade de experimentar o desafio de fotografar animais. Aos 15 anos, economizou dinheiro e comprou seu primeiro equipamento; terminou o colegial entrou na faculdade de propaganda.Trabalhou nove anos como diretor de arte; fotografia para ele era apenas um hobby, não pretendia viver disso.

    Devido sua paixão por animais, aquilo que seria apenas distração devagar foi tomando direção, garante. "Consegui unir duas coisas de que gosto muito: a fotografia e os animais".Logo depois deixou a agencia o qual trabalhava para se dedicar totalmente a fotografia de animais.Desde de então,vem ganhando destaque num mercado considerado pequeno, mas aos poucos isso está mudando.Trabalha a 14 anos neste ramo que escolheu por pura paixão. Seus clientes são proprietários ou criadores de animais, para exposição, criação ou apenas companhia, agências de publicidade, pet shops e as próprias empresas ligadas ao setor, como as de ração para animais.

Se você também é apaixonado por animais vai adorar as fotos 
Dá só uma espiada:










                            
                                            Gostou?? Visite o  SITE>>  e confira seu portfólio

quinta-feira, 26 de abril de 2012

As primeiras fotografias digitais

O que seria de nos sem a fotografia digital? Bom, teríamos poucas fotos de gente fazendo biquinho no espelho e mais fotografias pensadas. A fotografia digital mudou toda a história fotográfica, com ela começamos a ter a facilidade de poder ver a foto depois de tira-la, transferi-las em um Pen drive ou um CD com rapidez, envia-las com agilidade para qualquer numero de pessoas, postar fotos de nossas vidas em redes sociais.
Em pleno seculo 21, a fotografia digital já não e uma novidade, o desenvolvimento das câmeras digitais tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra nos EUA. As comunicações digitalizadas por meio de mensagens criptografadas foram testadas e utilizadas como tática de guerra.
O desenvolvimento da tecnologia fotográfica digital foi responsabilidade do programa espacial americano. Em 1965, a sonda Mariner 4 fez as primeiras imagens digitais captadas sem filme que registravam a superfície de Marte.
Fotografia tirada pela sonda Mariner 4


O primeiro protótipo de câmera digital foi criado pela Kodak, baseado nesse CCD, em 1975. Pesava 4kg e gravava imagens em uma fita cassete.

Primeira câmera digital da KODAK que gravava fitas em K7


Em 1981, a Sony, causou uma grande revolução ao colocar no mercado de consumo a primeira câmera digital, a Mavica, que capturava imagens de 0,3 megapixels e custava em torno de US$ 12 mil. Armazenava 50 fotos nos Mavipaks, que eram disquetes de 2 polegadas.

Sony Mavica FD5, primeira câmera digital do mercado

A grande sensação das imagens digitais aconteceu durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. A Canon utilizou seu protótipo de câmera de vídeo estático e fez parceria com o jornal japonês Yomiuri Shimbum e transmitia as imagens, via telefone, para o Japão de fotos de 0,4 MP. As imagens levavam meia hora para chegar, e deram um banho nos outros jornais, que dependiam de aviões para levar os filmes.
A partir daí a fotografia digital começou a ser desenvolvida rapidamente e os primeiros modelos populares chegaram ao mercado em 1990. E não pararam até hoje. A cada dia temos um novo lançamento. E, com certeza não vai parar por aí, muitas novidades ainda vão surgir no mercado digital.


http://www.foto-facil.com/2011/04/historia-da-fotografia-digital.html
Marcia Costa








quarta-feira, 25 de abril de 2012

Luz, Forma e Tom.

Vamos falar um pouquinho sobre Linguagem Fotográfica?

Hoje vamos enfatizar em Luz, Forma e Tom.

A luz é imprescindível na fotografia. A iluminação pode evidenciar um elemento, destacando-o dos demais como também alterar sua conotação. Ela fornece inúmeras possibilidades ao fotografo. A altura e direção da luz tem influencia decisiva no resultado final da fotografia.



Luz Lateral - é muito boa para mostrar a forma e a textura, além de proporcionar uma qualidade tridimensional ao objeto. As sombras são dominantes e podem causar um alto contraste.

















Luz Direta - Esse tipo de luz produz a maior quantidade de detalhes, iluminando o objeto de frente, no entanto perde em volume por falta de sombras, isso se chama iluminação "dura".














Conta-Luz -É a luz que se converte em silhueta, perdendo a textura e os detalhes.










Forma - A forma não é só o contorno, exemplificando, os objetos de uso continuo, como um vaso na janela da cozinha, com seu formato você vai reconhece-lo de imediato não é? Por que todos conhecemos vasos. Contudo o expectador pode apenas tentar adivinhar se ele é liso ou desenhado, ficando a incerteza até que consiga divisar com clareza sua forma, e esta depende da luz.

Tom - É a transição das altas-luzes (áreas claras) para a sombra (áreas escuras). A gama de cinzas existente entre o preto e o branco.
Em uma fotografia onde se vê apenas a silhueta de um objeto, recortada com um fundo branco, não existindo portanto tons de cinza. Esta será uma fotografia em alto contraste. Uma fotografia que tem alguns tons de cinza predominando o preto e o branco será considerada uma fotografia dua (bem contrastada). Já uma imagem onde predominem os tons de cinza poderá ser considerada uma fotografia suave (pouco contrastada). Existe uma "escala de cinzas" medida em progressão logarítmica, que vai do branco ao preto. Esta escala é de grande utilidade, podendo interferir no resultado final da fotografia.



Depois de tantas informações, que tal testarmos tudo?

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rácio de Fibonacci


O que é o rácio de Fibonacci?


O rácio de Fibonacci foi descoberto por Leonardo Fibonacci por volta do ano 1200, sendo também conhecido como a proporção divina ou número de ouro. Fibonacci apercebeu-se que existia um rácio matemático absoluto que surgia muitas vezes na natureza, uma espécie de ordem universal que desenha a natureza e que a faz ao olho humano, natural e bela. Desde a Renascença que pintores, escultores e arquitetos baseiam as suas obras neste rácio.
proporção divina pode-se ver em obras famosas como a Mona Lisa ou a Última Ceia, obras de Leonardo da Vinci; hoje em dia até a Apple usa esta proporção em muito do seu design, sendo também usada por muitas empresas de design um pouco por todo o mundo. Embora a regra dos terços seja muito mais fácil de usar, o rácio de Fibonacci pode ser um grande trunfo, se o compreender bem. Por exemplo, em alguns programas de fotografia como Lightroom, existe um overlay que lhe permite fazer um crop à imagem de acordo com esta proporção. Com esta referência conseguirá que esta proporção coincida com as linhas ou pontos de interesse na sua fotografia.
Mais concretamente, a Sequência de Fibonacci consiste numa sucessão de números, tais que, definindo os dois primeiros da sequência como 0 e 1, os números seguintes serão obtidos por meio da soma dos seus dois antecessores. Portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,...
Dessa sequência, extrai-se o número transcendental conhecido como número de ouro também conhecido matematicamente como Phi (1,618).
O número de ouro é aproximado pela divisão do enésimo termo da Série de Fibonacci(1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,..., na qual cada número é a soma dos dois números imediatamente anteriores na própria série) pelo termo anterior. Essa divisão converge para o número áureo conforme a tornamos cada vez maior.
Essa sequência aparece na natureza, no DNA, no comportamento da refração da luz, nos átomos, nas vibrações sonoras, no crescimento das plantas, nas espirais das galáxias, nos marfins de elefantes, nas ondas no oceano, furacões, etc.
Aplicar a proporção divina à fotografia pode fazer com que uma fotografia seja algo que uma pessoa considere agradável à vista, sem saber bem porquê; na realidade o subconsciente humano deteta este rácio inconscientemente.


Para aplicar o rácio de Fibonnaci a uma fotografia, basta aplicar o que é semelhante à regra dos terços: uma grelha dividida em 3 partes. 
A diferença é que em vez de ter a grelha dividida em 3 partes iguais, a grelha divide-se em: 1+ 0,618 + 1.



Nestes casos o ponto dominante está no olhar pois encontra-se numa das intersecções de Phi.
(não confundam com o número PI)



Se ainda quiser ir mais longe, pode optar por aplicar o rácio por inteiro à imagem e ainda conseguir um detalhe maior. Nesta imagem, dá para perceber que existe uma ligeira diferença entre as intersecções das linhas Phi e o local perfeito de Phi. Nesta imagem o centro da face está alinhado pela espiral e o olhar posicionado no ponto mais próximo da Phi.



Neste caso, em vez de se optar por colocar a linha terrestre de acordo com a regra dos terços, esta foi mudada para a linha Phi inferior; colocou-se também o olhar do coelho mesmo na junção das linhas de Phi. Este é um bom exemplo de como se pode obter uma fotografia diferente, na realidade menos previsível.
Se gostaria de perceber ainda melhor o que significa o rácio de Fibonacci na natureza, o ideal será dar uma vista de olhos a este vídeo.
O rácio de Fibonacci é uma excelente ferramenta na composição de uma fotografia, ajuda muito a criar fotografias mais originais, e torna uma fotografia muito diferente do que quando se utiliza a regra dos terços; aliás esta não deve nunca ser vista como uma pequena variante da regra dos terços, porque na realidade a diferença é muito grande. 
Esta é a grande diferença que faz com que se consiga uma fotografia que naturalmente se gosta.


Espero que vocês tenham curtido!!
Amanhã confiram mais novidades no Blog!!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O quanto do mundo cabe na sua foto?



Para responder a esta pergunta vamos conhecer um pouco às objetivas, entender suas funções e essencial para o fotografo criativo. A função primaria da objetiva é garantir nitidez ao objeto fotografado, isso pode ser feito no modo manual ou automático, vai depender da câmera. A distancia focal também é outro papel que influencia a perspectiva aparente e os tamanhos relativos dos objetos em cena. O fotografo pode alterar o tamanho em que a foto é registrada mudando o tipo de objetiva (ou alterando o ajuste da objetiva, no caso de zoom). Por fim, o tipo de objetiva ou ajuste tem um importante efeito na profundidade de campo, que determina quanto de cena vai sair em foco e quais partes vão aparecer borradas.Outra importante função de uma objetiva é seu ângulo de visão, isso decide quanto do mundo em frente ao fotógrafo estará na foto. As objetivas são divididas em três principais categorias, Objetiva-padrão produz imagem semelhante à que o olho humano vê. As teleobjetivas têm um ângulo de imagem fechado e uma distancia focal longa  as  grande-angular tem um angulo de visão mais aberto do que uma objetiva-padrão.


referencias: O novo manual de Fotografia de John Hedgecoe

sábado, 21 de abril de 2012

Quebrando o gelo

  1.  Olá pessoal, não perdendo o foco, mas só para descontrair. 
     Quem não gosta de viajar? Ainda mais se for na faixa. 
    É isso ai galera, o Concurso Wix Faz o HTML lançou o desafio,achei super interessante,além de se divertir, concorre a uma viagem de 5 dias com acompanhante para um dos três lugares a baixo seu destino é você é quem faz:
    New York, San Francisco ou Tel Aviv. 

            Como fazer a pose







    Escolha um local de seu agrado, 
    Pose como no exemplo a seguir,
    Tire uma foto e pronto !










    O concurso vai até o dia 25 de Abril de 2012 até la ...Tente a sorte, numa dessas.

         Vale apena também conferir:

"E se o dia não passar de um retrato."

   Aqui oque importa é ser criativo.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

O espetáculo da natureza por Ingeun Nam



Sexta-feira é dia de: Fotógrafos



        O fotógrafo de hoje vem lá da Coreia do Sul, o talentoso Ingeun Nam, suas fotos impecáveis, são paisagens com uma aparência surreal, quando olhamos temos a impressão de que certamente foram feitas por computador.
        As cores sempre vivas e o alinhamento perfeito, nos impressionam de tal maneira, que fica evidente em seus trabalhos a seu grande talento no que faz.
Suas fotos retratam as viagens que faz em vários países, são lugares impressionantes, em cada canto do mundo que vá, seu trabalho é sempre inovador.
       Na internet não existe muito sobre sua vida, mas acho suas fotos dizem muito sobre si, aqui estão algumas de suas magnificas obras de arte.







quinta-feira, 19 de abril de 2012

A primeira Fotografia Colorida.

Quinta-feira é dia de História!
Por isso hoje busquei a história da primeira fotografia colorida do mundo!
E descobri que as primeiras tentativas de reproduzir uma fotografia colorida não deram muito certo pois não conseguiram fixar as cores na fotografia nem evitar o enfraquecimento da cor com o passar do tempo.
No entanto em 1861 o Físico James Clerck Maxwell 
registrou a primeira fotografia colorida permanente do Mundo!!


Para conseguir esse efeito ele fotografou o elemento colorido três vezes utilizando três filtros de cores fundamentais:
(o vermelho, o verde e o azul) 
obtendo, dessa forma três negativos monocromáticos com variações de cinza distintos
Maxwell converteu os negativos em slides e os projetou um sobre o outro, reproduzindo as cores do elemento digital.

É isso aí, espero que vocês tenham curtido Gente! 
E não se esqueça que amanhã tem muito mais sobre fotografia para você!
Aguardamos sua visita e seus Comentários!


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Fotografando Molduras

 Existem muitas maneiras de criar quadros enquanto se fotografa. uma forma interessante é usar quadros naturais presentes na cena e fotografar atraves deles, estes quadros também transmitem a foto a sensaçao de profundidade além de esconderem detalhe em primeiro plano que distraem a atenção.
Colunas, arvores, batentes de porta e esquadrias de janela são comumente usados desse modo, um recurso artistico que se lança mão para limitar a imagem útil da foto. Se você prestar atenção verá que esses quadros naturais estão por toda parte.






 http://www.prixphotoaliancafrancesa.com/2010/vencedor1.html, O novo manual de Fotografia de John Hedgecoe

terça-feira, 17 de abril de 2012

Compactas com Tecnologia Incrível

Olá! Tudo bem?

Já falamos sobre alguns dos tipos de câmeras que existem no mercado. Hoje gostaria de comentar sobre as câmeras que são compactas, mas que carregam uma carga de tecnologia incrível.

Com o advento da tecnologia, e fabricantes com a incrível obcessão de atingir uma massa de consumidres, as câmeras point-and-shot (mire e dispare) estão cada vez mais baratas e com grande variedade de recursos como nas câmeras profissionais.
São as chamadas compactas premium. Poderíamos de chamá-las de "baixinhas invocadas".
Tazem qualidade que se compara as chamadas profissionais, além de recursos que não haviam nas compactas simples, como as lentes intercambiáveis, por exemplo.

Vamos a algumas vantagens das compactas premium:
 - não tem o peso e o tamanho por vezes incoveniente (e chamativo) das DSLRs.
 - Produzir ótimas fotos, mesmo com ISO alto, e sem perder a definição,
 - São mais ergonômicas do que as compactas desenhadas para serem carregadas no bolso da calça e outros locais estreitos, o que evita o desconforto de tentar segurar firme e sem pôr dedos na tela touch, por exemplo, como nos smartphones;
- Possuem modos de prioridade abertura, velocidade e totalmente manual (A, S, M ou Av, Tv e M, dependendo da marca), o que é ótimo tanto para quem já utiliza DSLR explorando tais modos (excluindo quem compra câmera maior para ter fotos melhores sem estudar);
- Em sua maioria têm sapata hot-shoe para flash externo, dando mais controle sobre essa luz;
- Permitem fotografia em RAW, o que na maioria das situações é mais interessante que fotografar em JPG (entenda os porquês aqui);
- Ao contrário dos tão afamados smartphones, mesmo as câmeras compactas têm rosca para que a máquina possa ser utilizada num tripé ou monopé – o que as torna perfeitamente aptas para longas exposições.

Outra coisa que vem chamando a atenção de muito fotógrafo por aí, é a possibilidade de troca de objetivas, o que até então só era possível nas SLRs. E isso traz um conforto maior com enquadramento, perspectivas, profundidade de campo, etc.

Seguem alguns modelos interessantes:



- Fujifilm FinePix X100










- Canon PowerShot G1X









- Panasonic Lumix GX1










- Sony NEX-5N e NEX-7










- Samsung NX200







Espero que tenham gostado das dicas.

Boas fotos.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Direção de Modelo.

Como durante a semana falamos bastante sobre direção de modelo achei que seria interessante buscar algumas dicas importantes para nós que estamos iniciando neste mundo mágico da fotografia...


Estas dicas são tanto para ensaio fotográfico em estúdio como para qualquer outro ambiente, sempre devemos estar atentos a algumas atitudes para que o trabalho renda ótimas fotos.



Dêem uma olhada em algumas dicas de direção de modelo para que possamos ter em mente por onde começar a preparar a sessão de fotos.

1º Faça uma Entrevista
 Se possível, é bom antes da sessão de fotos fazer uma entrevista com o fotografado, para conhecer a pessoa, seu objetivo de fazer esse ensaio e criar uma certa intimidade, deixando ambos mais a vontade para na hora de realizar as fotos ter um clima um pouco mais descontraído. E claro, você como fotógrafo já ver os melhores ângulos do fotografado.

2º Conquiste a Confiança do Modelo
 Demonstrar segurança ao fotografado, seja na entrevista e principalmente na hora das fotos. Nos casos em que se precisa trocar alguma luz ou equipamento de lugar, para não tornar cansativo ou chato o ambiente,utilize das frases "vou mudar essa luz pra realçar seu olhar" ou "essa luz assim vai te deixar maravilhosa". E assim também conquistar a confiança do fotografado.

3º Estimule, dê idéias e Seja Criativo 
Você pode preparar uma pasta com algumas poses de auxilio buscando em pesquisas na internet, lembrando que é apenas um ponto inicial de sua criatividade. Pode também pedir para a modelo ir se movimentando espontâneamente e vendo uma pose que goste peça para parar.
Utilize do dedo ou braços para indicar para que lado o modelo deve olhar. Você pode também fazer a pose e pedir para que ela imite e até mesmo dar referências. Utilizar espelho no estúdio também ajuda.
Cadeiras, bancos, sofá, tapetes e outros acessórios podem ajudar o modelo nas poses também. Pedir para apoiar um dos pés num banquinho pode ajudar na postura.

4º Interaja com o Modelo
 Fazer pequenas pausas e mostrar no visor uma ou outra foto ajuda também na confiança do modelo que vai perceber estar recebendo atenção especial.

5º Elogie 
Elogie sempre, mas tome cuidado com excessos para não parecer soar forçado. Toda pessoa gosta de elogios e com isso se sente mais segura para posar para alguém que na maioria das vezes nem conhece.

6º Tome alguns Cuidados
 Fotógrafo de sexo oposto ao fotografado deve evitar tocar no fotografado para ajeitar cabelo ou roupa, se for necessário, peça licença. E fotógrafo deve sempre olhar nos olhos do fotografado para não o deixar intimidado principalmente se estiver fazendo uma sessão fotográfica de lingerie ou mais sensual.

7º Peça que o Modelo leve alguém de confiança no dia do Ensaio
 Quando agendar sessão fotográfica peça para a modelo levar alguém da família, de preferência a mãe ou uma tia, uma amiga (pai ou namorado podem intimidar a modelo).

Fica aqui a dica de um Exercício bem interessante: 

Para que o fotógrafo iniciante na direção possa treinar seus métodos, proponho este exercício: procure alguém conhecido para servir de modelo, e com toda a iluminação e produção típicas faça uma sessão de retratos, onde você fotógrafo vai procurar tirar do seu "modelo"(com a maior veracidade possível), os seguintes sentimentos, conceitos e situações:

tristeza, raiva, atração, alegria
surpresa, desprezo, pretensão
histeria, desespero, escárnio
introspecção, ódio, dor, ternura
força, romantismo, sensualidade
espontaneidade, dinamismo
elegância, agressividade, simpatia
estresse, bem-estar, conflito, flerte



É isso aí Gente espero que vocês tenham curtido e não se esqueçam...
Segunda Feira teremos mais um Post imperdível falando sobre Equipamentos Fotográficos!!

Valeu pela Atenção! 
Até a Próxima!!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fotografando no modo Manual


Produzir sua própria fotografia sem depender do modo automático além de ser prazeroso é fundamental para quem pretende avançar na fotografia, dedicação e coragem são duas características importantes nesse momento, dedicação para entender os conceitos básicos de exposição ( Abertura do diafragma + Velocidade do obturador + ISO) e coragem para sair do modo automático.

Se você como muitos corajosos decidiu desbravar o modo manual vai precisar de uma câmera SLR( Single, Lens, Reflex) ou que no minimo lhe proporcione controles manuais, caso ainda não possua uma vou sugerir alguns simuladores fotográficos que você vai poder praticar enquanto acompanha nosso blog.




ISO
ISO é a indicação do quão sensível é o filme para a luz, sendo representado por números (100, 200, 400, 800...). Quanto menor o número, menor a sensibilidade do filme para a luz, e menos granulada sua imagem será.
Altos valores de ISO são geralmente usados em situações de pouquíssima luz, para se usar tempos de exposições menores, e assim, não obter fotos borradas ou tremidas. Mas o custo será a obtenção de fotos com mais ruído.



ABERTURA DO DIAFRAGMA

Como pode observar na imagem abaixo a abertura do diafragma é o diâmetro situado no interior da objetiva, quanto maior mais luz temos alcançando nosso sensor ou filme num determinado tempo.
As diferentes aberturas são conhecidas como f/pontos ou f/números, cuja sequencia padrão é: f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22.
Nesta escala, á medida que passamos de um número para o próximo, significa que estamos dobrando ou diminuindo pela metade a quantidade de luz que alcança o filme sensor.










O QUE É VELOCIDADE DE OBTURADOR
A velocidade é a quantidade de tempo que o diafragma ficará aberto expondo o filme ou sensor, quanto mais tempo, mais luz entra.
Quando usamos velocidades altas congelamos os elementos da imagem



Quando usamos velocidades baixas tudo que se movimenta fica borrado dando à impressão de movimento a cena




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...