quarta-feira, 6 de junho de 2012

Panning!

Olá gente!

Hoje falaremos um pouco sobre Panning!
 Que nada mais é do que um “efeito” realizado na hora de fazer a foto que mostra o movimento da cena! Você pode utilizá-lo para “borrar” o fundo e assim mostrar como o seu assunto está em movimento. 
O objetivo sempre será ter uma foto (que está parada) mostrando movimento.

CURIOSIDADE:
Me interessei pelo tema e busquei saber mais sobre doque se tratava e o mais interessante é que encontrei um post muito interessante da Famosa Fotógrafa Cláudia Regina que dá super dicas no site Dicas de Fotografia, mas o mais interessante foi que ao chegar lá encontrei uma foto do nosso Professor Luciano de Sampaio, o Luc! Legal... Segue abaixo então a foto e algumas dicas que encontrei lá e no site Sobre Fotografar...


Posso fazer isto no Photoshop?
Sim, você pode fazer isso depois por Photoshop. Mas, sinceramente: não o faça! A edição não só é trabalhosa como dificilmente ficará com o look verdadeiro que sempre procuramos nas fotos.Se achar que deve, selecione o fundo e vá em Filter > Blur > Motion Blur.
Qual é o Segredo?
Para dominarmos esse tipo de efeito é preciso prática. Tente fazer isso em várias fotos. Teste com diferentes velocidades e acompanhando diferentes objetos.
O passo a passo:
Selecione uma velocidade baixa. Assim você conseguirá uma exposição mais demorada (tendo tempo suficiente para borrar uma parte da cena)
  • Aponte para o seu assunto, que está se movendo, e mova a câmera junto com ele
  • Clique e comece a tirar a foto
  • Continue seguindo o seu assunto com a câmera!
  • A exposição irá terminar e, se você conseguiu seguir a velocidade do assunto com sua câmera ele deverá estar nítido enquanto o fundo ficou desfocado. Essa é a parte que precisa de prática ;)
e abaixo outras fotos mostrando os tipos de panning existentes:

panning 


panning circular


panning zoom



Ok gente então é isso aí! 
Agora é só pegar a câmera e sair fotografando!!
Até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...