quinta-feira, 10 de maio de 2012

Nikon vs. Canon.


Olá! Tudo bem?
Eu estava lendo sobre alguma parte da história da fotografia, e acabei descobrindo alguns detalhes interessantes.
Um deles, e o que me chamou a atenção, é de que, como tantos outros equipamentos tecnológicos, as cameras SLR também tiveram seu desenvolvimento em época das 2 Grandes Guerras Mundial.
Nikon entra na historia como pioneira na fabricação de lentes para equipamentos militares, em 1917.
Apesar dos precursores da fotografia serem os franceses e os ingleses, em termos de desenvolvimento da tecnologia fotográfica os Japoneses sempre estiveram um passo a frente do resto do mundo, competindo apenas com a Alemanha. Parece óbvio, mas não é. O Japão vinha se reestruturando constantemente devido inúmeras guerras e conflitos que travou. Talvez isso fosse para eles, um incentivo a mais para evoluir na tecnologia,
Em 1934 tornou-se disponível a um mercado nunca antes explorado, a primeira câmera japonesa doméstica, chamada Kwanon, nome de uma deusa budista. No ano seguinte os fabricantes registraram a marca, hoje conhecida mundialmente: CANON. No mesmo ano a Fuji entra no mercado explorando filmes para essas novas câmeras.
Mas a primeira câmera com tecnologia SLR e possibilidade de produzir fotos em cores, só apareceu em 1936, chamava-se Kodachrome, fabricada pelo que veio a ser posteriormente a Kodak.
Nos anos subsequentes outros nomes chegam ao mercado: Chinon,Topcon, Ricoh, Konica, Miranda, Petri, Fujica, Yashica, Mamiya, Pentax, etc 
Essa breve história da evolução dos equipamentos fotográficos, destacando alguns dos nomes que vemos hoje no mercado, é apenas para que se torne possível entender o porquê das preferências de cada fotógrafo nos dias de hoje.
NIKON construiu sua fama como base em tecnologia militar, lentes rápidas e precisas, enquanto a CANON sempre se preocupou em tornar seus equipamentos acessíveis, sem perder em qualidade, e desde muito cedo disponibilizou no mercado uma família maior de câmeras que se adapte a necessidade do consumidor. Fuji e Kodak se especializaram em filmes e revelação.
Lógico que muita coisa mudou, outras marcas sugiram com a mesma tecnologia, ou até melhor, enquanto outras se fundiram para dar origem a companhias mais fortes e competitivas. Mas certos estigmas continuam os mesmos.
Acho que é por isso também que chamamos de guerra que existe entre certas marcas. E isso é bom. Nós, fotógrafos, é que saímos ganhando.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...