quarta-feira, 16 de maio de 2012

Fotos de Paisagens

Olá! Tudo bem?!

Hoje nosso assunto é técnica. Depois de termos visto sobre enquadramento, Rácio de Fibonacci, planos, regra dos terços, podemos juntar algumas das técnicas já citadas no nosso blog, e colocá-las em prática. Eque tal falarmos de fotografias de paisagens?

Considero estas, as principais regras para uma fotografia de paisagem fenomenal.
Não podemos colocar uma ordem nas regras, dizendo que esta é mais importante que aquela, pois cada fotógrafo sabe "onde aperta mais o seu calo".
Mas vamos lá!

Se você quer fotos de paisagens incríveis, você deve ir para lugares incríveis.
Fotos de arquivo pessoal.




Quando pensamos em nascer/pôr do sol, logo imaginamos uma praia e o sol na linha do horizonte.





Janela da minha casa.





Mas se olharmos na janela da nossa casa conseguimos uma paisagem bacana.






Mas aquela fotografia de paisagem que quando olhamos, logo ficamos admirando e ela nos faz transportar ao lugar onde o fotógrafo estava naquele momento, essa sim, só vai acontecer se estivermos lá, naquele lugar, e naquele momento.
Fotos de arquivo pessoal.



E não quero dizer que você tenha que ir só pra tirar uma foto da Cordilheira dos Andes, mas você já fotografou a Serra do Mar aqui no nosso litoral? 





Outra dica importante, é:
Composições criativas mudam totalmente a forma de olhar aquele lugar
Fotos de arquivo pessoal.
Mude, invente, crie, mas se é paisagem, faça paisagem parecer... paisagem. Procure um ângulo diferente, um enquadramento interessante, pois não vai ser difícil você tirar uma fotografia que você ache bem interessante daquele nascer do sol, e ao postar na internet você vai achar milhares iguais, e possivelmente do mesmo lugar que você tirou. Por isso use a cabeça: olhe à sua volta. Se abaixe, suba em algum lugar e olhe de diferentes ângulos. A técnica é importante, mas saber a técnica o mínimo necessário. O que faz realmente a diferença nas nossas imagens é a composição.

Acorde cedo!
Pois é! Ouço várias pessoas dizendo que adoram o nascer do sol, mas não acordam cedo. Concordo que é um tanto difícil, mas quando você está em um lugar que você tem paisagens das mais incríveis ao seu redor, dá até aquela vontade de acordar bem cedinho para aproveitar a "luz da hora mágica" que é exatamente a alvorada e o crepúsculo, que é quando o céu se torna um grande refletor da luz do sol.

Bom! Existem outras tantas regras, mas considero estas as mais importantes.
Fotos de arquivo pessoal.

Logico que não podemos esquecer, e que não citei pois já deveria ser consciência do fotógrafo: um equipamento que possibilite a foto; tempo suficiente pra pensar na foto antes de clicar, e o mais importante de tudo e que deve estar junto com a câmera, sempre: o velho e santo tripé para que pelo menos suas fotos não fiquem tortas.




Viajem bastante. Conheça lugares diferentes, e bons cliques.

Fotos de arquivo pessoal. Todos os direitos reservados..


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...