quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fotografias pintadas á mão.

Do final do século XIX até os anos 1990, era comum encontrar retratos fotográficos pintados à mão nas casas de áreas rurais dos estados do Nordeste brasileiro. Em um tempo em que as fotografias em preto e branco não eram consideradas suficientemente dramáticas, os “retratos pintados” (fotografias de família em preto e branco, ampliadas e coloridas) traçavam uma imagem ideal  e conferiam certo status aos retratados, que eram representados como ícones ou santos.

Usando banhos de óleo e outras técnicas específicas, os artesãos locais suavizavam rugas, adicionavam adornos e vestes de alto padrão, enfeitando os retratos segundo as fantasias e desejos de seus clientes.
Devido aos avanços da tecnologia ao longo dos últimos 25 anos,  as fotografias pintadas à mão têm se tornado uma raridade no Brasil. A tradição está se perdendo porque a maioria dos retratos hoje são gerados digitalmente.

CURIOSIDADE:
Quando estava fazendo a pesquisa para este post encontrei no site Metamorfose Digital, fotografias muito legais feitas no japão e pintadas á mão, vale a pena conferir, abaixo somente algumas pra deixar vocês com vontade de ver as outras...








Espero que vocês tenham curtido!!
Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...