quarta-feira, 25 de abril de 2012

Luz, Forma e Tom.

Vamos falar um pouquinho sobre Linguagem Fotográfica?

Hoje vamos enfatizar em Luz, Forma e Tom.

A luz é imprescindível na fotografia. A iluminação pode evidenciar um elemento, destacando-o dos demais como também alterar sua conotação. Ela fornece inúmeras possibilidades ao fotografo. A altura e direção da luz tem influencia decisiva no resultado final da fotografia.



Luz Lateral - é muito boa para mostrar a forma e a textura, além de proporcionar uma qualidade tridimensional ao objeto. As sombras são dominantes e podem causar um alto contraste.

















Luz Direta - Esse tipo de luz produz a maior quantidade de detalhes, iluminando o objeto de frente, no entanto perde em volume por falta de sombras, isso se chama iluminação "dura".














Conta-Luz -É a luz que se converte em silhueta, perdendo a textura e os detalhes.










Forma - A forma não é só o contorno, exemplificando, os objetos de uso continuo, como um vaso na janela da cozinha, com seu formato você vai reconhece-lo de imediato não é? Por que todos conhecemos vasos. Contudo o expectador pode apenas tentar adivinhar se ele é liso ou desenhado, ficando a incerteza até que consiga divisar com clareza sua forma, e esta depende da luz.

Tom - É a transição das altas-luzes (áreas claras) para a sombra (áreas escuras). A gama de cinzas existente entre o preto e o branco.
Em uma fotografia onde se vê apenas a silhueta de um objeto, recortada com um fundo branco, não existindo portanto tons de cinza. Esta será uma fotografia em alto contraste. Uma fotografia que tem alguns tons de cinza predominando o preto e o branco será considerada uma fotografia dua (bem contrastada). Já uma imagem onde predominem os tons de cinza poderá ser considerada uma fotografia suave (pouco contrastada). Existe uma "escala de cinzas" medida em progressão logarítmica, que vai do branco ao preto. Esta escala é de grande utilidade, podendo interferir no resultado final da fotografia.



Depois de tantas informações, que tal testarmos tudo?

Um comentário:

  1. A iluminação é sem dúvida fundamental para a fotografia. Com certeza vou usar as informações que vocês passaram.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...