sábado, 28 de abril de 2012

Estudar fotografia?

Que faculdade fazer para se tornar fotógrafo?


Olá! Tudo bem?
Algumas pessoas que amam a fotografia e querem tornar isso uma profissão, sempre se fazem essa pergunta, seja iniciante ou um decano. Dias atrás eu estava conversando com algumas pessoas e também ficou o assunto no ar:
"Preciso estudar qual faculdade pra ser um fotógrafo?"
Ou ainda:
"Essa faculdade é reconhecida? Vou entrar fácil no ramo se fizer essa, ou aquela faculdade ou curso técnico?"
Várias são as áreas em faculdades e que abrangem o estudo e que "ensinam" a técnica da fotografia. E em quatro anos (e as vezes até menos), você sai com um diploma, e com o domínio (ou não) da técnica. Mas e a arte? E o olhar?
Pra começo de conversa, o que vejo e ouço em todo lugar, e que todos os fotógrafos de carreira dizem, é:
"Estudar e praticar! SEMPRE!"
É essa filosofia que eu adotei pra mim. Acho que todo o estudo é válido. Basta uma certa hora agir, e colocar em prática tudo o que se aprende e colocar a sua identidade, o seu olhar.
Pesquisando mais sobre o assunto, achei algumas coisas que podem ajudar:
- Publicidade e Propaganda / Marketing: ideal para quem quer fotografar moda (ensaios de revista, por exemplo), produtos, editoriais…
- Jornalismo: ideal para quem quer ir para o lado do fotojornalismo (fotografia informativa, jornais, esportes)
- Psicologia / Sociais: para quem quer atuar numa área de fotografia de pessoas “normais” (não modelos profissionais) – eventos, casamentos, books, etc.
- Design: uma faculdade de design também é interessante para qualquer área, pois trabalha bastante com estética/forma e função (as mesmas bases da fotografia.)
- Administração / Relacionadas ao Marketing: não sei se é o caso de fazer uma faculdade inteira (4 anos não é pouco tempo) – mas todo fotógrafo que quer sucesso no mercado precisa ter noção de Marketing e Administração.
- Fotografia: sei que existem lugares que oferecem curso superior em fotografia… sinceramente acho que isso não é necessário. Primeiro porque não é preciso diploma para exercer essa profissão. Segundo que com um pouco de dedicação você aprende tudo que é ensinado em uma faculdade tão específica. Na minha humilde opnião fazer cursos curtos de fotografia ou até mesmo de história da arte é muito mais produtivo.
Alguns fotógrafos profissionais vão dizer: "Fazer uma faculdade para ser fotógrafo é bem dispensável. É bom lembrar que cursos e workshops são bem mais legais". 
Eu sou uma pessoa que gosta muito de estudar. Mas estudar mesmo. Enfiar a cara nos livros nem tanto, mas escutar alguém que entende do assunto de meu interesse e depois da teoria ir direto para a prática, pra mim, não importa o tempo que leve, importa é que eu aprenda o "porquê" daquilo. Gosto muito das coisas práticas também, e em cursos rápidos e workshops é ensinada a prática daquilo que você quer, sem enrolaçõesprovas, “presença” e outras “bobagens” de faculdade. Você está pagando por algo que quer mesmo aprender, com o “professor” que te interessa, e assim é muito mais fácil adquirir conhecimento.
Outra opção prática para quem quer aprender a fotografar sem precisar de faculdade é escolher sua área e ir trabalhar nela! Encontre um fotógrafo para ajudar, segurar luz, dar assistência e assim você vai aprender e crescer.
Pense onde você quer chegar, focalize, fotometre, saiba porque você fez aquilo e um ótimo clique!

Um comentário:

  1. amei seu comentario,tb sou do tipo q gosta de estudar e pesquiso muitas coisas na area da fotografia n tenho como cursar uma faculdade mas sei que se eu estudar vou me sair b facul.em,mesmo n fazendo a

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...