quinta-feira, 26 de abril de 2012

As primeiras fotografias digitais

O que seria de nos sem a fotografia digital? Bom, teríamos poucas fotos de gente fazendo biquinho no espelho e mais fotografias pensadas. A fotografia digital mudou toda a história fotográfica, com ela começamos a ter a facilidade de poder ver a foto depois de tira-la, transferi-las em um Pen drive ou um CD com rapidez, envia-las com agilidade para qualquer numero de pessoas, postar fotos de nossas vidas em redes sociais.
Em pleno seculo 21, a fotografia digital já não e uma novidade, o desenvolvimento das câmeras digitais tem sua origem nas pesquisas militares durante a Segunda Guerra nos EUA. As comunicações digitalizadas por meio de mensagens criptografadas foram testadas e utilizadas como tática de guerra.
O desenvolvimento da tecnologia fotográfica digital foi responsabilidade do programa espacial americano. Em 1965, a sonda Mariner 4 fez as primeiras imagens digitais captadas sem filme que registravam a superfície de Marte.
Fotografia tirada pela sonda Mariner 4


O primeiro protótipo de câmera digital foi criado pela Kodak, baseado nesse CCD, em 1975. Pesava 4kg e gravava imagens em uma fita cassete.

Primeira câmera digital da KODAK que gravava fitas em K7


Em 1981, a Sony, causou uma grande revolução ao colocar no mercado de consumo a primeira câmera digital, a Mavica, que capturava imagens de 0,3 megapixels e custava em torno de US$ 12 mil. Armazenava 50 fotos nos Mavipaks, que eram disquetes de 2 polegadas.

Sony Mavica FD5, primeira câmera digital do mercado

A grande sensação das imagens digitais aconteceu durante as Olimpíadas de Los Angeles, em 1984. A Canon utilizou seu protótipo de câmera de vídeo estático e fez parceria com o jornal japonês Yomiuri Shimbum e transmitia as imagens, via telefone, para o Japão de fotos de 0,4 MP. As imagens levavam meia hora para chegar, e deram um banho nos outros jornais, que dependiam de aviões para levar os filmes.
A partir daí a fotografia digital começou a ser desenvolvida rapidamente e os primeiros modelos populares chegaram ao mercado em 1990. E não pararam até hoje. A cada dia temos um novo lançamento. E, com certeza não vai parar por aí, muitas novidades ainda vão surgir no mercado digital.


http://www.foto-facil.com/2011/04/historia-da-fotografia-digital.html
Marcia Costa








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...